O uso de cores em materiais digitais educacionais

Um esquema de cores consistente pode servir como ferramenta de navegação. As cores podem estabelecer o “tom” de um site, mais informal, mais alegre, ou mais elegante e formal, etc. Porém, cores também podem causar distração do objetivo principal. Use cores para agrupar ou relacionar informações e atrair atenção aonde você a quer. Não use cores arbitrariamente; “os usuários interpretam que as cores são importante ou estão relacionadas de alguma forma” (Howlet, 1996).

As pesquisas mostram que a maior parte dos estudantes prefere visuais coloridos do que aqueles em preto e branco. Porém, não há nenhuma diferença significativa na aprendizagem, a menos que cor seja um elemento essencial do conteúdo a ser aprendido. Por exemplo: quando alunos devem aprender a montar um circuito elétrico com diferentes fios coloridos, nesse caso a presença de cores é essencial. (Heinich, Molenda & Russel, 1989).

Estudantes daltônicos percebem as cores e os contrastes de forma diferente. Esta diferença pode tornar o uso desse recurso inútil para esses usuários. Atenção também para a diferença técnica entre os monitores, uma determinada cor que parece boa no seu monitor pode parecer horrível num outro. Seja qual for o seu uso de cores, certifique-se que ele reforça a proposta educacional e não se torna uma distração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: