Vídeo Áudio Descrição

A vídeo áudio descrição é uma técnica que surgiu como serviço específico para a descrição das cenas para as pessoas com deficiência visual. Um recurso que permite a inclusão dessas pessoas no cinema, no teatro e em programas de televisão.
O trabalho consiste em preencher apenas os espaços sem diálogo ou sem ruído. A áudio descrição precisa ter harmonia com o filme. É preciso um grande poder de síntese e noção de como as informações podem ser dadas de forma clara, percebendo o foco principal de cada cena.
Algumas das regras principais da áudio descrição é não antecipar, não julgar e nem tentar explicar o filme. O áudio descritor tem de ser fiel ao exposto na tela. Não pode dar a própria opinião e nem informações subjetivas, como ‘o homem está emocionado’, mas se ele está chorando, por exemplo.
         
Em produtos audiovisuais, a áudio descrição é adicionada em um segundo canal de áudio. No caso da televisão, através de um canal que disponibilize esta banda extra de áudio, geralmente acionada pela tecla SAP (Programa Secundário de Áudio) dos televisores. Neste trabalho a áudio descrição será do tipo “áudio descrição gravada”, em que o processo se dá nas seguintes etapas:
  • Estudo e Roteiro: O roteirista estuda a obra a ser descrita e produz um roteiro com os textos a serem narrados. 
  • Ensaios e Ajustes: Depois do roteiro pronto, o ator-áudio descritor deverá ensaiar a colocação das falas narradas nos locais previamente escolhidos. Este é o momento onde ocorrem pequenos ajustes de tempo ou a troca de uma palavra por outra para que a descrição fique adequada.
  • Gravação: Com o roteiro pronto e já tendo ensaiado, o ator-áudio descritor executa a gravação das descrições contidas no roteiro. 
  • Sincronização: O arquivo de áudio extra, contendo a áudio descrição, é editado e mixado na banda sonora original do filme ou programa, no caso da televisão e do DVD, e por meio de um canal extra de áudio. No caso do cinema, o arquivo de som é transmitido para fones de ouvido, para que essas informações complementem o som original do filme.
 Um dos sites mais importantes da atualidade é o Blidtube, o primeiro portal de entreterimento com Acessibilidade. Acesse e leia mais sobre, video audio descrição no link http://www.blindtube.com.br/
Assista o vídeo que contempla a técnica de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiência.
Abraços,
Paloma Costa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: